Por definição radiologia é a parte da medicina que estuda a radiação, em especial os raios x, em sua aplicação ao diagnóstico e tratamento de doenças. É uma especialidade médica que se renova e avança a cada dia, num processo de modernização que, além de investimentos, exige um esforço contínuo de atualização. Como área de educação superior, muitos ainda tem uma visão míope da radiologia por imaginar que é apenas o ato de "bater chapa" como alguns dizem, mas isso é algo que discutiremos em outra oportunidade.
A radiologia hoje é mundialmente difundida e extremamente importante não só para a área médica, por poder fazer diagnóstico por imagens ou no tratamento de tumores, mas também importante para indústria e agrícultura.
Surgiu no final do século 19, mais precisamente no ano 1985, quando o pesquisador alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x, cujas propriedades despertaram o interesse da classe médica. Os raios x atravessavam o corpo humano, provocavam fluorescência em determinadas substancias e impressionavam chapas fotográficas. Permitiam assim obter imagens do interior do corpo. Sua aplicação foi rápida, já que em 1986 foi instalada a primeira unidade de radiografia diagnóstica nos EUA. As pesquisas e as descobertas sucederam-se. Um grande conhecimento sobre física atomica = e nuclear, mecanica quantica e ondulatória havia se disseminado entre pesquisadores. Lamentavelmente, ao final dos anos 30 e inicio dos anos 40, em vista da situação mundial, a busca pela hegemonia nuclear levou à construção da bomba atômica. O resultado nem cabe a mim dizer, pois já é conhecimento de quase todos.
Hoje, a radiologia está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento tecnológico, onde os métodos de diagnóstico por imagem possibilitam a obtenção de imagens sequer imaginadas há menos de dez anos, com uma rapidez e eficiência que valorizam a área médica como um todo.
Muitos ainda desconhecem as varias especialidades da radiologia. A radiologia ou o diagnóstico por imagem tem varias especialidades, sendo elas: Odontológica, veterinária, médica, metalúrgica ou industrial (estudo de soldas,peças, etc.), ambiental (tratamento do solo), esterialização (eliminação de fungos e bactérias através de métodos de radiação), científica (pesquisas, estudos e docência) e projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos). E também sub-especialidades: Neurorradiologia, Radiologia Abdominal, Radiologia Músculo-esquelética e Radiologia Pediátrica.
Para que os especialistas da Radiologia e Diagnóstico por Imagem possam acompanhar a chegada de novas técnicas, seja em Radiologia Digital, Tomografia Computadorizada, Ultra-sonografia e Medicina Nuclear, o esforço é enorme, o que vem determinar o caminho da fragmentação e do afunilamento do conhecimento em sub-especialidades cada vez mais restritas.
Se para o especialista que atua na área da imagem a necessidade de atualização é constante e se realiza num processo contínuo e que exige muita dedicação, através da participação em eventos, reuniões científicas e discussões de casos, para os colegas que atuam em outras áreas o conhecimento dessas novas técnicas se torna mais complexo e demanda um nível de exigência que poucos conseguem alcançar.Dessa forma, os especialistas da Radiologia e Diagnóstico por Imagem devem ter uma participação ativa também na atenção básica à saúde, participar de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas, discutindo e divulgando os novos métodos de diagnóstico, permitindo a outros especialistas o conhecimento e a indicação do melhor exame para cada situação.
Justo o que eu procurava sobre corrimão de vidro, cortinas bh e protecao radiologica
ResponderExcluir