Ainda ouço várias indagações quanto a esse assunto, apesar de já ser um caso bem antigo. Há quem tenha dúvidas sobre as diferenças entre o CST (Curso Superior Tecnológico) em Radiologia e o Curso Técnico em Radiologia.
Bom, inicialmente vamos trazer aqui as definições. Técnico é todo aquele que, como o próprio nome já diz, fez um curso técnico (quanta redundância kkk), ou seja, cursos que objetivam ensinar uma profissão. Ele é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. O tecnólogo é o graduado que tem formação tenológica, uma modalidade de graduação assim como bacharelado e licenciatura.
Minha observação para quem ainda vai decidir a carreira a tomar, é que reflita em qual segmento você quer seguir, qual se adaptaria mais facilmente e que seria de seu agrado, não necessariamente nessa ordem. É de grande importância antes de ingressar em qualquer modalidade ter uma ideia clara quanto sua aptidão para o desempenho da profissão, procedimento fundamental não apenas para aspirantes em Radiologia, mas para todo e qualquer setor.
Voltando a nossa discussão... segundo um coordenador, "o CST permite que o aluno tenha uma formação voltada para as mudanças tecnológicas, que são constantes na área médica. O tecnólogo pode trabalhar com gestão, apoio no diagnóstico de exames e tem uma atuação maior no ponto de vista científico". Ainda sim, o curso tecnológico ainda tem sido visto por muitos apenas como uma oportunidade de obter um diploma de graduação em um curto período. Mas hoje, o curso tenológico em muitos lugares são os cursos com maiores ingressos de alunos e são os que oferecem as melhores perspectivas de mercado. O mercado percebeu indistintamente no tecnólogo o profissional que necessitava, formado em consonância com as velozes transformações que ocorrem, em função do avanço das novas tenologias, pedindo a curto prazo profissionais multi-especializados para atender a diversificação e complexidade do mundo do trabalho. Dentre os cursos tecnológicos o de formação em radiologia é um dos que mais cresce. Uma demanda crescente no mercado por profissionais que venha a atuar com novas tecnologias na aquisição de imagens diagnósticas e nas aplicações das radiações ionizantes exigindo uma maior preparação, formação e aprimoramento educacional do profissional. Os CST em Radiologia dão a estes profissionais o amparo necessário, dando a eles a compreensão teórica das operações bem como agilidade e foco específico na área de mercado determinados, permitindo ao tecnólogo transitar diretamente da universidade ao mercado de trabalho. Desta forma o tecnólogo em radiologia pode atuar praticamente em todas as áreas de diagnóstico médico por imagem. Já na formação de um técnico são abordados temas como biossegurança, física das radiações, anatomia e fisiologia, alem da geração e aplicação de raios X. As principais áreas de atuação para técnicos são serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, tendo que buscar atualizações para atuar em áreas específicas como de ressonância magnética, tomografia... . Ao final de sua formação, de acordo com Caroline de Medeiros, coordenadora do CST em Radiologia do IF -SC, o tecnólogo terá conhecimentos técnicos e científicos para atuar no gerenciamento, pesquisa e apoio a exames entre outras funções.
Outro ponto a ser analisado, apesar de ainda estar sob o mesmo conselho fiscalizador (CONTER/CRTR), no dia 11/03/2011 foi divulgado pelo sindicato uma importante noticia para os tecnólogos. Apesar de sermos graduados, não éramos reconhecidos como tal diante do Ministério do Trabalho. Agora, possuímos o CBO (código brasileiro de ocupação). Por estes pontos e outros que vemos que apesar de andarmos juntos, técnicos e tecnólogos possuímos objetivos diferentes.
muito obrigado,estava procurando algo que tirasse minha duvida,isso serviu mt rs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoi de grande valia as suas observações em relação a essas duas modalidades de formação profissional.
ResponderExcluirFico feliz em saber que o tecnólogo tem o seu devido reconhecimento por parte do Ministério do Trabalho.
Obrigado